As maiores palavras da língua portuguesa são:
1. Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, que define uma pessoa acometida por uma doença pulmonar causada pela aspiração de cinzas vulcânicas, chamada pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose ou pneumoconiose. O vocábulo de 46 letras ganhou seu primeiro registro no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (página 2242) em 2001.
2. Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose é nome da doença cuja palavra para o portador ocupa o primeiro. Também chamada de pneumoconiose — forma resumida e atual — é causada pela aspiração de microscópicas partículas de cinzas vulcânicas. Inclusive, tal enfermidade é a maior palavra do inglês: pneumoultramicroscopicsilicovolcanoconiosis, com 45 letras, uma a menos que no português.
Ainda bem que em portugal não há vulcões senão tou a imaginar o aumento na lista de espera dos hospitais a aumentar, só o tempo que demorava os médicos a dizer o nome da doença.
3. Hipopotomonstrosesquipedaliofobia é uma doença psicológica que se caracteriza pelo medo irracional (ou fobia) de pronunciar-se palavras grandes ou complicadas. Contém 33 letras.
Ou seja esta é a tipica doença que quem tem, tem medo de dizer... Deve ser engraçado de assistir a um dialogo entre um tipo que sofra disto e o seu médico.
Médico - "Ora bem do que o Sr se queixa".
Doente - "Ora eu sofro daquela doença.... aquela doença que se chama... ups... epá começa por H depois...."
Sem comentários:
Enviar um comentário