A miíase (conhecida como bicheira) é uma doença parasitária provocada pela larva da mosca, que penetra na pele do hospedeiro e lá vai se desenvolver.
Segundo o site Dermatologia.net:
"Após a penetração, começa a formar-se uma lesão nodular, avermelhada, com um orifício central, por onde é eliminada secreção aquosa (exsudato), levemente amarelada ou sanguinolenta. Podem ser uma ou mais lesões e atingir qualquer área da pele, inclusive o couro cabeludo. A doença provoca dor em fisgada e, em alguns casos, coceira."
Se a pessoa não retirar as larvas a tendência é que o número delas aumente e elas precisem de mais alimento e espaço. Foi o que ocorreu no caso clínico impressionante apresentado pelo Dr. Mário em seu blog.
O paciente foi hospitalizado em Goiânia queixando-se de dor e tontura, com todo lado do rosto destruído, assim como a órbita ocular. O paciente foi tratado com antibióticos, foi feita a remoção mecânica das larvas com pinças e ministrada Ivermectina. O tratamento é velho conhecido das pessoas que resgatam animais nas ruas, pois a enfermidade é idêntica.
Após isto foram feitos curativos e proservação do paciente. Confira abaixo as fotos de como o paciente estava antes e como ele ficou depois. Aviso que algumas pessoas podem não se sentir bem vendo as fotos, por isso só continue se não tiver problemas com a visualização de lesões extensas.
A miíase é comum em animais domésticos e pode ocorrer em humanos em regiões tropicais, mais frequentemente em indivíduos com higiene corporal precária, alcoólatras, deficientes mentais, vítimas de AVC com paralisia, pessoas com debilidade senil ou com saúde geral debilitada.
Prenha pelos pés...
Há 11 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário